sábado, 16 de julho de 2016

GRAFITEIRO EXPULSO DE ILHÉUS VOLTA NOS BRAÇOS DA GESTÃO DESASTRE



A  Gestão desastre de ilhéus faz peripécias aos montes principalmente ás vésperas de uma eleição municipal e para desfarçar o altissimo indice de rejeição que norteia a atual deplorável administração de ilhéus, a bola da vez agora éo grafiteiro Rildo Foge um artista de qualidade impar que foi escurraçado pelas autoridades ilheenses em 2014 após ter pintado esta gravura nas proximidades da ponte ilhéus pontal, pois bem recentemente a gestão desastro anunciou a contratação do mesmo artista que transformou aquela enconsta do alto da legião num belissimo painel, realmente a obra é de peirmiera mas a manobra eleitoriera também uma cara de pau e um cinismo estonteante desta gestão o rapaz foi escurraçdo ameaçado e mais uma série de coisas e agora fazem que reconhecem seu valor, a secretaría de cultura monopolizada e sitiada apoiada por um conselho de cultura omisso nada disse na época e nada diz no moneto que aliás tem sido crítico para cultura e mais precisamente para aqueles que fazem cultura por prazer , zelo e originalidade sem crescer os olhos em recursos e nem tão pouco criar concorrencias a ponto de usar de artificios para desestimular e até excluir pessoas do processo cultural e acessibilidade aos mesmos, pois bem a reportagem de arrombar conseguiu trechos das duas materias publicadas por um blog de grande circulação na cidade e região que narram esta esta situação do grafiteiro.

O grafiteiro Rildo Foge deixou Ilhéus nesta segunda-feira 5. O artista tinha pouco espaço para sua arte na cidade. Cansado de “dar murro em ponta de faca”, partiu para Salvador. 

Rildo havia comprado a passagem (só de ida) antes de ter sua obra censurada pela Prefeitura de Ilhéus. A tinta branca sobre o “painel dos ratos” foi a gota d’água para reafirmar a necessidade de mudança 

Ele acredita que a capital baiana será mais receptiva a seu trabalho que a velha capitania. 

Cabe lembrar que a falta de sensibilidade da prefeitura de Ilhéus não é privilégio da administração jabista. O município nunca apoiou o artista. A maioria das suas intervenções foi espontânea, outras foram possíveis graças às políticas culturais do governo estadual. 


OUTRO OLHAR SOBRE A MESMA HISTÓRIA




O governo Jabes Ribeiro contratou o artista plástico Rildo Moreira (Foge) para pintar um painel inspirado na história de Ilhéus. Ainda inacabada, a obra ocupa boa parte do paredão da Rua Bento Berillo, no Centro.

Dominada pelo imaginário da cultura cacaueira, a história de Ilhéus costuma ser evocada a partir da perspectiva coronelista, do protagonismo dos coronéis.

Rildo nos oferece outro olhar sobre o mesmo passado. Suas obras, como o painel em produção no Centro, apontam para os outros, os anônimos que carregaram a antiga riqueza da cidade nas costas. No centro das telas do artista, os coronéis dão lugar aos trabalhadores.

 

QUER  dizer uma grande incenação para que o eleitor imagine que esta tudo bem na cultura e na valorização do artista em ilhéus , é ou não é de arrrombar ?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário